Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Quando a demissão por justa causa é considerada válida.

Em recente entrevista ao jornal Extra, o advogado Thiago Cezario (sócio fundador) esclarece tais situações para os leitores do jornal. (re-post)

Após alertar visitantes sobre o risco de assaltos na trilha do Parque Lage, que leva ao Cristo Redentor, o guarda patrimonial Edson Barbosa dos Santos, de 60 anos, foi demitido por justa causa pela empresa Angel’s Segurança e Vigilância Ltda., contratada pelo governo federal para fazer a vigilância patrimonial do parque e de outros imóveis da União.

A iniciativa do guarda, que trabalhava havia 12 anos no Parque Lage, foi incentivada pela ICMBio depois do assalto contra mais de 30 visitantes ocorrido no dia 3 de janeiro. Na última quinta-feira (17), a empresa admitiu o erro e recontratou Santos. Após a repercussão do caso, o presidente do sindicato, Antônio Carlos de Oliveira, denunciou que vários outros vigilantes foram demitidos por justa causa por não aceitarem fazer acordo com os patrões. Por isso, o EXTRA explica quando a demissão por justa causa é considerada legal.

Nessa modalidade, o empregado sai da empresa sem direito à multa de 40%, ao saque do FGTS, ao proporcional de férias e do décimo-terceiro salário e também ao direito de acesso ao seguro desemprego. De acordo com o advogado trabalhista Thiago Cezário, do escritório Cezário de Souza Adv, de 31 anos, o que configura justa causa é o não cumprimento das obrigações, tais como: assiduidade; determinações passadas pelo empregador, além de conduta inadequada, como comparecer embriagado, praticar assédio moral ou sexual com outros funcionários ou ocultar antecedentes criminais relativos à função que desempenha.

Entretanto, antes da demissão em si, é preciso que o empregado seja repreendido primeiro por advertência verbal, depois por uma escrita e, por fim, através de suspensão. Se não houver um comportamento inadequado e, mesmo assim, ocorrer a demissão, o funcionário tem que ingressar no Tribunal do Trabalho, com uma ação contra a empresa. Para isso, será preciso reunir testemunhas, além de documentos que ajudem a comprovar sua posição.

leia a matéria completa em:

https://extra.globo.com/emprego/entenda-quando-demissao-por-justa-causa-considerada-valida-23383993.html

  • Sobre o autorTransparência e ética na defesa de seus interesses.
  • Publicações30
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-a-demissao-por-justa-causa-e-considerada-valida/710172765

Informações relacionadas

Anderson da Luz, Advogado
Modeloshá 2 anos

Advertência Disciplinar 2022

Advocacia Zopolato, Advogado
Notíciashá 4 anos

Demissão por Justa Causa

Contestação - TRT18 - Ação Justa Causa / Falta Grave - Atord - contra TAM Linhas Aereas

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 2 anos

Demissão por Justa Causa: Quais os motivos e as obrigações da empresa?

Ferramentas de Trabalho - A responsabilidade é do trabalhador ou do empregador?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)