Comentários

(9)
Bom dia querido.

Discordo, e a minha discordância é baseada na questão principal que a pesquisa não aponta, conhecimento do mercado e a imagem que a advocacia possui perante o público consumidor.

Na outra ponta, o que se verá será a vulgarização da advocacia, onde serão contratados tão somente advogados de controle dos procedimentos realizados pelo software.

> Um melhor acesso à justiça, através de sistemas automatizados que diminuem barreiras de preço, pode ajudar a atender à gigantesca demanda reprimida que existe quanto a serviços jurídicos. Exemplo: cerca de 70% das PMEs com problemas jurídicos não procura um advogado por receio da imprevisibilidade e dos custos."

Não procuram advogado por alguns pontos, quais sejam:

- imagem de alto custo;
- imagem negativa (todo advogado é esperto);
- imagem negativa do poder judiciário;
- processo judicial é lento/moroso;
- distanciamento do judiciário da sociedade;

Se a ideia é dinamizar o mundo jurídico, o faça na ponta correta, qual seja, no judiciário que mesmo com o processo eletrônico, a petição demora meses para ir à conclusão.

Para finalizar, creio que o texto é bom e incentiva a criatividade e inovação, porém, está longe da realidade da advocacia tanto de grande quanto de pequenos escritórios. A problemática jurídica e advocatícia é muito mais profunda e claramente terá neste momento sem uma política que tenha por objetivo a diminuição destes pontos acima, impacto negativo imenso neste setor.

Abraços.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Fale agora com Cezario de Souza Escritório de Advocacia
rua Otávio de Farias, 81 - sala 303 - Rio de Janeiro (Estado) - 22795415

Cezario de Souza Escritório de Advocacia

rua Otávio de Farias, 81 - sala 303 - Rio de Janeiro (Estado) - 22795-415

Entrar em contato